sábado, 6 de abril de 2013

Winehouse eternamente 27


MORTE, este é um assunto o qual  sinto angustia ao falar, pois é a unica certeza que temos e não queremos aceitar. Quando ela chega traz consigo um sentimento de revolte, desespero, nostalgia.
                Em 2011 morre prematuramente a cantora Amy Winehouse aos 27 anos, dona de uma voz excêntrica , inconfundível, lançada no mercado de musical, não demorou para que o mundo a conhecesse, revolucionou o cenario musical com seu estilo debochado. Dizem os mais velhos que quem tem problemas procura na arte o refugio. Com Amy foi diferente encontrou no  meio o problema , este que lhe levava aos poucos para o buraco.
                Após analise em duas de suas musicas REHAB e BACK TO BLACK, percebemos mensagens subliminares que podem explicar a situação em que ela vivia. A primeira  diz:
Tentaram me mandar pra reabilitação/ Eu disse "não, não, não"/...Não posso ficar 70 dias internada/
Não há nada que possam me ensinar lá.../...”Então eu sempre mantenho uma garrafa por perto"
... E mesmo meu pai pensando que eu estou bem; Ele tentou me mandar pra reabilitação.
                Através de suas canções repassava todos os sentimentos e ressentimentos  que sentia.

Ela sabia que estava doente mais não queria ser ajudada. O alcool e as drogas era o refugio dos problemas. Na segunda ela enterra o seu coração pela desilusão amorosa e ademite a dependencia: .
Ele não deixou tempo para se lamentar/ Manteve seu pênis úmido com a sua velha e segura aposta/ Eu e minha cabeça 'chapada'.../ ...E eu trilho um caminho conturbado.../ ...Eu te amo tanto/ Isso não é suficiente, você ama cheirar e eu amo dar um trago...
                Isso comprova que a morte espiritual dela já havia acontecido. Muitos dizem que não mais diante do histórico da cantora já era previsível  tal acontecimento, não tão prematuro. Foi encontrada morta e apartamento após Overdose. Outro que deixará saudades é Michael Jackson que após uma excessiva aplicação de anestésicos Propofol, para amenizar as dores que sentia, veio a óbito.
                Ambos estão agora em campos santos formando Duetos e outros por aí aproveitando a vida inconsequentemente sem pensar no futuro, deixando saudades em seus fãs e admiradores. O mundo da musica está de luto por perder interpretes maravilhosos, mas que infelizmente não soubera aproveitar a vida saudavelmente. Os 27 anos são, no mínimo, míticos dentro do universo musical. Alguns dos grandes artistas que o mundo já conheceu coincidentemente vieram a falecer com esta idade. Além do talento inquestionável e da época da vida em que morreram, um outro fator é comum a estas estrelas: a personalidade polêmica. A lenda (ou maldição, para alguns) conhecida como “Clube dos 27″ continua ganhando números para suas estatísticas. Entre eles: Amy Winehouse, Robert Johnson,  Brian Jones, Jimi Hendrix,  Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain, Richey Street, Alan “Blind Owl” Wilson, Kristen Pfaff, Gary Thain, Ron “Pigpen “ Mckernan, Peter Ham, Cris Bell, Pete de Freitas.
                Emudeceram os artistas e não a historia, pois, a musica permanece e a lembrança também.


Prof. Raoni Sousa
Fronteiras- PI
A crônica nossa de cada dia

Um comentário:

  1. e as belas vozes se vão... enquanto isso ficamos à mercê de letras de baixo gosto, sons desarmônicos e uma gama de jovens bonitinhos que se acham músicos... e por esses dias Emílio Santiago...

    ResponderExcluir