Piriguete
Difícil entender como e por que o brasileiro cria termos que desvalorizam as mulheres. Essas que sofreram no passado e hoje estão bem próximo da igualdade com os homens. O fato é que esse termo surgiu na bahia e quase todo o brasil adotou no seu dicionário informal. O radical da palavra é (perig-) que denuncia que a palavra vem do nome perigo, mas por que chamam de piriguete? Antes de mais nada, cabe esclarecer, o correto é periguete, tendo em vista que vem da palavra perigo e não pirigo, mas por uma questão vulgar e fonética, chamam de piriguete.
o que é uma “piriguete”ou “Piri”? Existem vários sinônimos e definições para essa terminologia : cachorra, puta, serrona, vadia, prostituta, oferecida, assanhada, vagabunda, pilantra, aproveitadora, diva, safada, interesseira, burra, marafona, biscate, pirigas, puxando cachorrinha, pindaíba, zoneira, vaca, putinha, lindinha do pedaço, mulher fácil, kenga, dadeira, e alguns se definem como mulher encantadora, garota assanhada, descolada.
O adjetivo e substantivo feminino também denominado de Piri é uma gíria brasileira que designa uma mulher que não consegue ficar apenas com um homem e troca de parceiro Sexual com frequência e seu principal objetivo é status. Geralmente é jovem, não tem vergonha de se vestir mostrando as nuances do seu corpo. Para ser uma piriguete não basta mudar apenas as roupas e andar rebolando tem primeiro que mudar a cabeça.´
É fácil detectar uma piriguete. Se ela estiver com pouca roupa, é uma piriguete, o homem pensa com a cabeça de baixo, quanto mais ela mostrar as curvas mais rápido captará a mensagem. E sim... nunca anda de rasteira, sempre se salto alto. Se deixar nas entrelinhas que quer fazer sexo, é uma piriguete, geralmente elas chegam de mansinho sussurram no ouvido, lhe toca diversas vezes para você se sentir desejado, e se faz de difícil, pura estratégia para se acontecer de chegar alguém deixar explicito que foi você que interpretou mal, uma verdadeira bandida, chave de cadeia. Nunca se contenta com pouco, se você tem um carro e aparece um outro que tem um carro e uma moto ela com
certeza vai ficar com ele e assim sucessivamente. Nunca te amigas, pois ela desrespeita aquela regra fundamental entre as mulheres: “amiga não trai amiga, muito menos pega o homem”. Não se iluda ela só fica com rico. Do mesmo modo são os perigões designação para os homens ou como já se conhecia “pegador”. Cuidado não se apaixonar, pois ambos não oferecem futuro a ninguém.
A piriguete não costuma ser muito bem vista pelo público feminino e muitas vezes nem mesmo com o masculino, pois são tachadas de vulgares e afins. Ser piriguete não é condição e sim situação que muitas se prestam para se sentirem inferiorizadas.
Profº Raoni Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário