domingo, 7 de abril de 2013


Para você que quer animar as suas aulas, mas, não tem idéias algumas sugestões para você, dinamicas faceis de serem executadas. Boa aula !

DINÂMICA: CARTÕES E BALÕES
Número de participantes:
até 40 participantes
Tempo de duração:
45 minutos

Objetivos:

Geral:
Favorecer a apresentação do grupo

Específico:
A partir de um estímulo verbal, promover a descontração dos membros do grupo e sua conseqüente apresentação.

Material:
bolas de sopro (coloridas); cartões coloridos; lápis hidrocor e papel ofício.

Desenvolvimento:

1-
Enumerar uma série de cartões coloridos e no seu verso escrever a seguinte ordem: “Estoure uma bola da cor do seu cartão”

2-
Encher as bolas coloridas e introduzir em cada uma delas papéis chaves contendo frases pitorescas, alusivas à apresentação dos membros do grupo.

3-
Dispor as bolas no centro da sala.

4-
Formar um círculo em volta das bolas coloridas.

5-
Dispor os cartões coloridos em uma mesa e solicitar aos participantes que escolham cada um o seu cartão.

6-
Convidar o portador do cartão de número 1 para que, no centro do círculo estoure uma bola da mesma cor do seu cartão de acordo com a ordem expressa no verso.

7-
Estourada a bola, o papel chave que estava no seu interior deverá ser lido em voz alta e atendida sua solicitação.

8-
O procedimento continua com a pessoa do cartão de número 2, e continua até que todos tenham se apresentado.

Sugestões para as frases:

-
Como devemos chamar você?
-
Escolha alguém do grupo e apresente-se formalmente a essa pessoa.
-
Qual sua expectativa com relação a esse curso?
-
O que você espera receber deste grupo? Etc...










DINÂMICA: Encontro

MATERIAL:
Gravador. CD com música suave. Textos (formando pares idênticos) selecionados das Sagradas Escrituras.

OBJETIVO:
Abertura dos trabalhos. Promover a Integração entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso.

DESENVOLVIMENTO:

1- Grupo em círculo, sentados. Colocar uma música harmonizante de fundo. O Facilitador distribui os textos, tendo o cuidado de verificar que vai ser possível formar pares.

2- O Facilitador explica que, dois a dois, os participantes receberam textos idênticos e que devem caminhar pela sala buscando encontrar o seu par, ou seja, aquela pessoa que tem o texto igual ao seu.

3- Após terem sido encontrados os pares, será dado um tempo de 5 minutos para que conversem aos pares trocando informações, tais como: nome; de onde veio; a que instituição pertence; que coisas mais gosta de fazer; o que espera do encontro.

4- Feito isso, o facilitador escolhe um participante que iniciará as apresentações, apresentando seu par ao grupo. Na apresentação, seguir o modelo: “Amigos, tenho o prazer de lhes apresentar ........................, que é uma pessoa (dizer uma qualidade que identificou na pessoa) e continuar a apresentação.

5- A apresentação continua com cada dupla apresentando-se um ao outro, até que todos tenham sido apresentados.

6- Avaliação: solicitar aos participantes que expressem seus comentários sobre a dinâmica. O que acharam da dinâmica, seus objetivos, etc.








DINÂMICA: CARTAZ

MATERIAL
: Papel e lápis (podem ser lápis coloridos)

OBJETIVO
: Favorecer a desinibição; aprofundar o conhecimento entre os
membros do grupo;

DESENVOLVIMENTO:

1- Distribuir papel e lápis para cada participante do grupo, que estará posicionado em círculo.

2- Orientar que cada pessoa deverá fazer um desenho –
qualquer desenho – que represente algo de si. Não importa que não se saiba desenhar; deve ser bastante espontâneo.

3- Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz.

4- Uma vez concluídos os cartazes, cada pessoa deve sair do seu lugar, mostrar o cartaz, de forma visível, aos demais membros do grupo e proceder a sua apresentação: nome e explicação do desenho e sua expectativa com relação ao curso.

5- Plenária: Ao final, o facilitador dá oportunidade para quem quiser fazer mais alguma referência a alguém acerca de sua apresentação. Cada um também fica livre para expressar o que achou da dinâmica. Se sentiu alguma dificuldade, por que? Qual foi o objetivo da dinâmica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário