Maria da Penha
A lei Maria da penha 11.340 foi decretada pelo congresso nacional e sancionada pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 07 de setembro de 2006, entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, com o objetivo de coibir a violência domestica intrafamiliar. Essa lei foi criada com o objetivo de impedir que os homens assassinem ou batam nas suas esposas, e proteger os direitos da mulher.
A historia que relatarei nas próximas linhas parece um tanto bizarra, fictícia, mas realmente acontece. Em Fronteiras no bairro acampamento moram um casal que apesar da vida humilde, dos percalços do dia a dia, passam por um problema rotineiro quanto a violência familiar. O interessante é que não há denuncia , nem separação. Todos os dias o senhor sai de casa para ir ao trabalho às sete da manha e só retorna as 06:00h da tarde. A esposa ja criou uma cisma e ele um certo bloqueio quanto a demora após o termino do expediente.
Um problema notório é que muitas mulheres vitimas de ameaças, torturas, e lesões corporais ficam desesperadas literalmente e não denunciam seus maridos por que sabem que ele ficará preso.
Nesse caso, quem apanha é ele, verdade, todos os dias é sagrado, sempre é gerada uma confusão e só quem sai perdendo é ele, o senhor já se acostumou apanhar para poder ir dormir, pior que menino ruim. Tem dia, que ela mete a peia no cabra de dar dó, ele começa a chorar e vai dormir. As agressões são diversas mordidas, asunhões, bofetes no pé do ouvido e não é de amor não, é peia de esmorecer. Dá uma surra que ele fica igual bambú.
Amores assim são raros, mais existem, principalmente quando é a mulher que domina a relação. Embora raras a violência contra homens também é um problema serio, minorizado pela vergonha, machismo, que sentem em denunciar agressões sofridas por parte de companheiras agressivas. se fosse eu denunciava essa filha de uma égua. E o pior é que se separar de qualquer jeito o homem sofre outros tipos de agressões como coação psicológica, arremessos de objeto, facadas, tocaias, estelionato. As mulheres hoje em dia estão levando a serio demais o artigo 5º da constituição.
Quando é a mulher que sofre agressões: Lei Maria da Penha. Agora! Quando é o Homem? Mario na Peia?
Coitado do pobre sofredor! Apanha calado, chora, vai dormir e ainda tem que trabalhar no outro dia, senão é peia. E na folga de sábado e domingo? Viche!
Prof. Raoni Sousa
A crônica nossa de cada dia
Fronteiras- PI