quarta-feira, 8 de maio de 2013

O CRESCIMENTO E A IMPORTÂNCIA DAS POLITICAS DE EAD PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE.

Por: Francisco Raoni de Sousa*

            Há muito tempo tem- se falado numa educação democratizada, entretanto, só hoje podemos perceber o quanto este estilo de educação tem obtido resultados satisfatórios no meio social. A ideia de estagnação deixa de ser a priori a desculpa para a aquisição do ensino superior de qualidade. Por outro lado, os avanços deste meio de ensino- aprendizagem permite- nos ver as possibilidades para enfrentar a crise quanto ao acesso à rede de telecomunicações, o publico alvo dos cursos ofertados, a distancia física entre professores e alunos.
            Corroborando com essa discussão de crescimento da Ead vemos que está direcionada diretamente para o público adulto que por sua vez é auto- responsável pelo desenvolvimento da sua educação. A Educação à distancia é uma modalidade antes de tudo socioeconômica, politica e histórica, pois surge como uma urgência aos anseios daqueles que precisam desenvolver outras atividades e não podem cursar em período regular o ensino superior, daí, a relação de autonomia, independência e interação com novas mídias tendo em vista que este ensino- aprendizagem poderá dar- se através do rádio, televisão, correios e o meio mais rápido a internet.
            Podemos constatar que a educação a distancia deste de sua implantação tem alcançado objetivos não meramente ilustrativos, mas concretos da sua eficácia, sendo utilizado num primeiro momento como meio de superação de deficiências educacionais, baseados nos resultados obtidos passa então a ser usado como meio de atualização, aperfeiçoamento e qualificação profissional. A Ead é mais uma ferramenta do avanço tecnológico pelo qual estamos transitando, é o mundo a um só clique. Willian Harper (1886) diz:
Chegará o dia em que o volume de instrução recebida por correspondência será maior do que os transmitidos nas aulas de nossas academias e escolas em que o numero de estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais.

O que Harper quer dizer é simplesmente que no mundo competitivo em que vivemos, a necessidade de trabalhar sobreporá a preocupação de um estudante ocupar um lugar na bancada universitária, com isso podemos afirmar que não é uma inversão de valores e sim aquisição, pois, o professor e o aluno estarão distantes fisicamente, porém, mantendo contato onipresente em um ambiente virtual, não é necessário um professor para que se dê aprendizagem, o próprio aluno é detentor de sua metodologia, seu conhecimento está apto a se tornar autodidata, a aprendizagem se dá entre dois pontos o querer- ser e o ser. O papel do professor neste ensejo é de conduzir a aprendizagem, guia- lo, para que não fuja do plano de curso.
As politicas públicas voltadas para a promoção de Ead nas sociedades contemporâneas, a clareza com que tem sido vista a importância da educação como fator de construção da cidadania formação social histórica e cultural tem fomentado a população a estarem sempre atualizados e qualificados profissionalmente. Costuma- se colocar culpa nos profissionais, no estado nas instituições que ofertam os cursos por correspondência, que não tem nada a ver com cursos de final de semana, mas, o aluno está preparado para essa modalidade de ensino? Ou frequenta apenas pela necessidade de um diploma? Diante desses argumentos podemos afirmar que a não preparação do aluno para o mercado de trabalho esta mais em si próprio do que na instituição pela qual fora formado. Nenhum homem tem o poder de formar outro homem, este deve ser consciente que a sua formação esta no caráter, nos valores, ética, cidadania e contexto do qual está todas as suas experiências de vida.
Portanto é indivisível a ideia de que a Ead é uma forma de má formação de profissionais, as politicas educacionais apenas tem dado subsídios para que a população ascenda, se qualifique e esteja preparado para o mercado de trabalho. É importante salientar que esta modalidade é mal vista devido ao funcionamento de algumas instituições que atuam como curso de fim de semana, não criando condições para que o tutor e o aluno tenham uma aproximação no ambiente virtual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário