MAIS EDUCAÇÃO AMPLIANDO OS HORIZONTES DA EDUCAÇÃO FRONTEIRENSE.
O Programa Mais Educação (PME) é uma iniciativa Interministerial do Governo Federal, para implementação de maior tempo de permanência dos alunos do Ensino Fundamental na escola ou em espaços comunitários.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Professora Rosângela Ribeiro, não só as três escolas contempladas com o programa ganham com a melhoria da qualidade do ensino, mas toda a comunidade.
“O Programa Mais Educação é uma ferramenta poderosa dentro dos nossos projetos educacionais, que visam aliar o ensino didático às práticas esportivas, culturais e de cidadania, através de uma série de oficinas. Sem dúvidas nenhuma, temos muito a comemorar, pois este programa vai estreitar ainda mais os laços dos alunos com as nossas escolas e conseqüentemente com a nossa sociedade em geral”, disse a secretária.
Segundo Carmelúcia Andrade, professora comunitária, relata que o Programa Mais Educação dentre outros em que participou é o que mais se surpreendeu pela aceitação, motivação e demanda do alunado em busca de ingressar no programa. A atratividade pelas aulas é tanta, que quando acontece de faltar um monitor, os alunos reclamam, não querendo ir para casa,exigindo serem colocados em alguma outra atividade.
Contudo é gratificante e prazeroso fazer parte do “Mais Educação” que está sendo o ícone entre todos os programas voltados a educação.
Segundo Inácia de Sousa Ribeiro, professora comunitária que coordena o programa mais Educaçãodas escolas municipais, afirma que as atividades do Programa Mais Educação envolve alunos de todas as idades, para momentos de aulas extra-curriculares, incentivando-os a terem momentos de alegria.
O programa Mais Educação atende atualmente trezentos e doze alunos (100 Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, 106 Unidade Escolar José Aquiles de Sousa e 106 Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima), em turnos contrários do ensino regular, tem suas ações norteadas de forma a integrar diferentes saberes, conhecimentos, agentes e cenários educativos, métodos e conteúdos que possam colaborar efetivamente para o desenvolvimento pleno e integral do indivíduo, haja vista acreditar que por meio dessa integração, é possível construir uma educação que resulte numa aprendizagem significativa que verdadeiramente prepare o indivíduo para a vida. Assim, o programa destaca uma educação que vai além dos muros da escola,alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas.
Os monitores estão sempre prontos para dar o melhor de si, para que seus alunos tenham desempenho em cada uma de suas atividades, cada um deles tem um jeito particular de ensinar e ao mesmo tempo aprender. Então, com isso se torna cada dia mais interessante: aprendendo de forma diferente .
Quando eles chegam a escola fazem um lanche antes de iniciar as atividades, e ao final das oficinas, eles recebem uma alimentação mais reforçada que muitas vezes substitui até o almoço
Aparecida Sousa, considerada grande artista, pois transforma simples alimentos em verdadeiras delícias colocando em cada refeição o mais valioso ingrediente: O AMOR. Por ela é preparado deliciosos almoços e lanches para os alunos do Programa Mais Educação.
Durante 3 horas os alunos recebem atividades diferenciadas com o auxilio de monitores, utilizando o lúdico no processo de ensino aprendizagem com oficinas de:
Oficina de letramento,Esta oficina possibilita aos estudantes a superação de suas dificuldades por meio de atividades que abrangem processos de aprendizagem da leitura, escrita, alfabetização e letramento, através de jogos, brincadeiras e outras atividades de construção do conhecimento de forma criativa e prazerosa.
Oficina de Matemáticatem a intenção de propiciar aos alunos do Programa Mais Educação um contato com jogos matemáticos no aprendizado dos conteúdos e promover sua utilização no contexto formal e informal, possibilitando a integração de novas perspectivas ao processo de ensino aprendizagem, buscando interação entre as outras oficinas do programa e possibilitando aos alunos utilizarem desses conteúdos para o viver da cidadania contemporânea.
Nas oficinas os alunos tem contato com jogos matemáticos, mosaicos geométricos e diversas formas de aprendizado para o aluno nas suas necessidades e ferramentas necessárias tanto para utilização com enfoque das disciplinas curriculares como também no enfoque da sua utilização pessoal e profissional.
Futsal e Futebol
A iniciação no Futsal e Futebol é trabalhada a partir dos fundamentos, para posteriormente trabalhar a aplicação destes em situações de jogo. Os jogos pretendem estimular nos alunos inteligência tática, técnica individual, noção de regras, autonomia, responsabilidade, poder de decisão, resolução dos problemas, criatividade e inclusão de uma forma dinâmica, motivadora e criativa. Desta maneira o aluno se faz importante para equipe, pois ele é peça integrante do todo.
Toda criança que pratica esporte tem mais autonomia e confiança, apresenta maior domínio motor, melhora o desempenho em sala de aula e também no convívio com os colegas e amigos.
Oficina de Informática
A Oficina de Informática tem o intuito de propiciar aos alunos do programa um contato com as Tecnologias Inteligentes e fomentar sua utilização no contexto educacional, possibilitando a integração de novas perspectivas ao processo de ensino aprendizagem, buscando interação entre as outras oficinas do programa e possibilitando aos alunos utilizarem dessas tecnologias para o viver da cidadania contemporânea.
Nas oficinas os alunos tem contato com diversos aplicativos, materiais virtuais de aprendizagem e outras ferramentas necessárias tanto para utilização com enfoque das disciplinas curriculares como também no enfoque da sua utilização pessoal e profissional.
Oficina de Dança
A dança, enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades básicas. Ela contribui para melhoria dos padrões do movimento, promove o desenvolvimento das potencialidades humanas e transforma a relação da criança com o mundo. O uso da dança favorece o pensar do modo criativo e de expressar emoções e comunicar-se com o mundo. A dança tem como objetivo pedagógico a valorização da expressão corporal como forma natural de comunicação. Na dança o aluno compreende o espaço, ritmo e sintonia com o grupo buscando uma sincronização de movimentos de forma harmoniosa.
No Programa Mais Educação os alunos envolvidos na Oficina de Dança tem muito gosto pela atividade, tendo uma participação numerosa e com muita vontade de aprender.
No Programa Mais Educação os alunos envolvidos na Oficina de Dança tem muito gosto pela atividade, tendo uma participação numerosa e com muita vontade de aprender.
Não poderíamos deixar de agradecer a Diretora da UESPI Célia Pereira, Por ter nos cedido o espaço físico do campus, bem como a secretária municipal de esportes, Elmara Cristina, e atodos que contribuem direta ou indiretamente com o trabalho proposto para 2013 pela Coordenação do programa Mais Educação.